Dica

O que significa 4×0, 4×1 e 4×4 cores?

Antes de explicarmos o que significam as nomenclaturas 4×0, 4×1 e 4×4 cores, é fundamental explicarmos a que elas estão relacionadas. 

O que significa CMYK?
C – Cyan | Ciano
M – Magenta | Rosa
Y – Yellow | Amarelo
K – BlacK | Preto

Todas as tonalidades de uma impressão são resultados da mistura de diferentes proporções destes quatro pigmentos. Quando misturados, é possível obter milhares de outras cores, tais como, verde, laranja, lilás, marrom, vermelho, roxo, entre outros.

As quantidades de cores impressas em cada lado do papel são representadas pelas nomenclaturas 4×0, 4×1 e 4×4. 

4xo cores

Se você produzir um folheto ou um cartão de visita, por exemplo, com apenas um dos lados impresso, terá quatro cores em uma face e nenhuma na outra. Logo, esse seria o caso de uma impressão 4×0 cores, ou seja, 4 cores na frente (ciano, magenta, amarelo e preto) e nenhuma cor no verso.

4×1 cores
Se o material for impresso frente e verso, porém no verso você trabalhar com apenas uma das quatro cores CMYK, será o caso de impressos 4×1 — quatro cores na frente, uma cor no verso. Por padrão, quando falamos 4×1 cores, entende-se que a cor que será utilizada no verso será a cor preto (K), podendo variar a porcentagem da composição, por exemplo, 50% de preto, 10% de preto, para se obter o tom cinza. O importante é, quando falamos 4×1 cores, não é permitido adicionar mais do que uma cor CMYK no verso do impresso.

4×4 cores

Seguindo esta lógica, uma impressão colorida dos dois lados é um exemplo de impressão 4×4 cores, onde utilizamos as cores ciano, magenta, amarelo e preto na frente e no verso do impresso.

Há também alguns materiais gráficos que são impressos utilizando apenas uma das cores CMYK. São exemplos, os blocos de anotações, recibos e blocos de pedidos. Para estes tipos de materiais, a impressão é realizada apenas na frente do impresso e normalmente a cor escolhida é o preto (K). Para essas situações, entende-se que a impressão será 1×0 cor.